Direção da Hemominas dá continuidade às ações de gestão da qualidade em 2017
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Direção da Hemominas dá continuidade às ações de gestão da qualidade em 2017
Na última reunião do Comitê da Qualidade da Fundação Hemominas, realizada em 8 de maio de 2017, a direção da Fundação Hemominas analisou o memorial 2016 da Diretoria de Atuação Estratégica. “Fizemos reuniões com os servidores de cada gerência para que pudéssemos compilar um resumo organizado do memorial 2016, com os resultados da auditoria interna, avaliação das não conformidades, análise da eficácia dos planos de ação, tanto inovadores quanto corretivos, análise dos indicadores das áreas, as dificuldades encontradas para o desenvolvimento do trabalho no ano passado e as propostas para 2017. Assim, a direção pode avaliar, opinar e aprovar as propostas da Diretoria de Atuação Estratégica para este ano, o que direciona os esforços institucionais no sentido de melhorar a prestação de serviços ao cidadão”, afirma Kelly Nogueira, diretora de Atuação Estratégica da Fundação Hemominas.
Prática permanente, a elaboração - com a participação das equipes de trabalho - e discussão dos memoriais é uma das etapas balizadoras das ações institucionais. As diretorias Técnico-Científica e de Planejamento, Gestão e Finanças, assim como todas as unidades, irão apresentar e discutir seus memoriais com a alta direção da Fundação Hemominas, com a Assessoria da Qualidade e Gerência de Desenvolvimento Institucional da Diretoria de Atuação Estratégica, que compõem o Comitê Gestor da Qualidade. O maior ganho desta prática é que esta análise é feita inicialmente pelas equipes que propõem as ações para o ano seguinte.
Para a presidente Júnia Guimarães Cioffi, o memorial é instrumento importante na gestão da qualidade, pois é o momento em que a direção analisa o ano que passou, verifica como estão os processos de cada área e estabelece novos desafios para o ano seguinte. “É um momento de reflexão e proposição, em que consolidamos nossa missão institucional”, salienta Júnia Cioffi.
A Diretoria de Atuação Estratégica é composta por quatro gerências: Desenvolvimento Institucional; Infraestrutura Física; Acompanhamento de Faturamento e Custos; e Tecnologia da Informação e Comunicação, com total de 57 indicadores, monitorados e acompanhados durante todo o ano de 2016.
Para se ter uma ideia da complexidade institucional e de como se afina o sistema de gestão da qualidade na Hemominas, somente a Gerência de Desenvolvimento Institucional (GDI) da Diretoria de Atuação Estratégica é composta por três escritórios – Escritório de Processos (EPC); de Estratégias (EET) e de Projetos (EPJ) –, que respondem por dez processos críticos para o desempenho institucional. Nessa Gerência é que está alocada a principal área de captação de recursos para a Fundação Hemominas. Para obter recursos externos, essa gerência desenvolve projetos estratégicos para a Fundação Hemominas, que são apresentados nas instâncias capazes de direcionar recursos públicos para a hemoterapia estadual, seja junto ao Ministério da Saúde, à Secretaria de Estado de Saúde ou a parlamentares, objetivando as oportunidades de incremento e melhorias nos serviços prestados pela instituição ao cidadão. Os projetos, quando aprovados, têm sua implementação e sua prestação de contas de aplicação de recursos monitoradas etapa por etapa.
O mesmo sistema de gestão é aplicado em todas as demais gerências e diretorias da Fundação Hemominas, com monitoramento e discussão permanentes em cada serviço, gerência, diretoria e assessoria. Daí a importância do Planejamento Estratégico e da etapa atual de análise do memorial do ano anterior (2016) para a continuidade dos serviços à população.
Participação
A Diretoria de Atuação Estratégica, antes de consolidar as suas informações e apresentar o memorial (consolidado) à direção da Fundação Hemominas, realiza reuniões de trabalho com todos os servidores de cada gerência. Assim as contribuições elencadas nessas reuniões, seja do levantamento das dificuldades enfrentadas durante o ano em questão, seja na proposição de planos de ação, ficam registradas no memorial e cada uma dessas proposições é analisada pela direção da Hemominas, sob o ponto de vista da sua viabilidade e do potencial de melhoria para os serviços prestados ao cidadão. Após análise, cada proposta é aprovada ou reajustada pela direção e entra como Plano de Ação para ser executado no ano vigente.
Em 2016, a Diretoria de Atuação Estratégica (ATE) teve cerca de 50% dos 125 planos de ação solucionados no mesmo ano e os demais estão ainda em andamento. Para 2017, a ATE fez vinte propostas de melhorias que vão desde a climatização do ambiente de trabalho em Tecnologia da Informação, até o incremento de profissionais e treinamento interno para um melhor controle do faturamento dos serviços da Hemominas prestados no Sistema Único de Saúde e a conveniados.
Memorial do Hemonúcleo de São João del-Rei
Videoconferência entre o Comitê da Qualidade e o Hemonúcleo de São João del-Rei – Foto: Adair Gomez
Na manhã de 11 de maio, uma videoconferência proporcionou a interação necessária para a discussão com o Comitê da Qualidade do memorial do Hemonúcleo de São João del-Rei, a primeira unidade hemoterápica da rede Hemominas em Minas Gerais a apresentar sua análise de 2016 e propostas de melhorias dos serviços para 2017.
Crítica é a situação de infraestrtutura física do hemonúcleo, que teve sua reforma interrompida em 2016 em função de problemas com a empresa licitada para realizá-la. Na discussão do memorial, a direção da Fundação Hemominas reafirmou que está em permanente contato com o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem, vinculado à Secretaria de Transportes e Obras Públicas, para viabilizar não somente a reforma, que tornou-se insuficiente para absorver a demanda atual da unidade hemoterápica, mas a construção de uma sede própria ou a tramitação legal para locação de imóvel, até que a sede própria seja viável no município, que é patrimônio histórico. Outra questão relevante apresentada é a recomposição de recursos humanos necessária para a prestação de serviços à população e os equipamentos, ainda em processo de compra, como os freezers -30° e -80°.
Para a presidente Júnia Cioffi, o desempenho dos indicadores da unidade, dentro ou acima da meta, é reflexo do comprometimento da equipe do hemonúcleo. “Agradeço a toda a equipe do Hemonúcleo de São João del-Rei, à coordenação, gerentes Técnica e Administrativa e ao Núcleo da Qualidade. Sei que, com todas as dificuldades, a equipe se desdobrou e, hoje, podemos verificar as evidências de um trabalho desenvolvido com ética, com comprometimento e eficácia, pensando sempre no cidadão, que depende de nossos serviços. É esse trabalho de equipe que mantém a credibilidade da Hemominas, que demonstra a confiança que a população tem na unidade, pois, mesmo em condições estruturais difíceis, os doadores comparecem e podemos suprir o sistema de saúde com os hemocomponentes”, afirmou Cioffi. Na busca de soluções conjuntas para o Hemonúcleo de São João del-Rei, a presidente da Fundação Hemominas tem reuniões agendadas no âmbito do governo estadual ainda neste mês.
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social